Assine a newsletter do blog, prometo só te mandar coisas incríveis!

Como identificar seu tipo de cacho

Estamos numa onda de empoderamento linda e, junto com ela, tem um monte de gente voltando/assumindo os cachos! Mas você sabe qual tipo de cacho é o seu?

Lancei uma pergunta amiga lá no Instagram (como assim ainda não me segue?) e vocês me responderam positivamente, então aqui estou eu! Desde que resolvi aposentar o cabelo escovado para domar meu pixie hair, eu tenho estado mais satisfeita do que nunca. Eu percebi que quanto mais eu entendia o meu cabelo, melhor eu sabia como cuidar dele. Saber como identificar o seu tipo de cacho está dentro do pacote “entenda seu cabelo”. haha

Daí eu comecei a ler todos os livros sobre cacho que eu comprei e consegui decifrar qual tipo de cacho é o meu. Funciona assim: Os tipos de fio de cabelo são dividido por números de 1 a 4, sendo 1 super liso e 4 do tipo crespo. Cada categoria tem subcategorias de A, B e C, dependendo do tipo do seu fio. Parece complicado, mas vai melhorar. Vem que eu vou explicar tudinho:

CABELO TIPO 2 – ONDULADOS

::::: CABELO 2A: As ondulações são super leves e pode ser facilmente confundido com um cabelo liso. Para cuidar, é preciso prestar bastante atenção nas pontas, que costumam ficar ressecadas facilmente. O fio é bem fininho e costuma não ter tanto volume.

::::: CABELO 2B: É um cabelo liso na raiz e com ondas bastante espaçadas, formando um S. O tipo de fio é médio e tende a ter alguns frizz. Não é um cabelo tão fácil de modelar, já que é um cabelo com memória, ou seja tende a voltar ao formato original com facilidade.

::::: CABELO 2C: O fio é grosso, com ondas menos espaçadas e que formam quase um cacho. A cabelo em geral é volumoso e tende a ter a fama de “indeciso”. É um cabelo que tende a ter bastante frizz e quando modelado, pode chegar ao formato do 3A. Basta utilizar o leave-in mais leve, amassar para ativar as ondas e deixar secar naturalmente.

CABELO TIPO 3 – CACHEADOS

:::: CABELO 3A: É o meu tipo de cacho; eles são mais largos e soltos, com a raiz lisa e o fio fininho. Os melhores produtos para esse tipo de cabelos são aqueles que ajudam a modelar os cachos, mas que não sejam muito pesados. Quando mais leve, mais soltos os cachos ficarão.

:::: CABELO 3B: Os cachos são mais apertados, sendo um cabelo mais enrolado do que o 3A. Os melhores produtos são leave-ins e ativadores de cachos com alto poder de hidratação e controle de frizz. Esses fios costumam ser mais secos, então os produtos precisam ser voltados para a hidratação desse cabelo. Do shampoo até o leave-in. Pra quem tem esse tipo de cabelo, fazer hidratações regulares também é importante!

:::: CABELO 3C: As pontas desse cabelo costumam ter formato de saca-rolha, com cachos bem fechadinhos. Os cachos também são grudados uns nos outros, mas bem definidos. Os fios podem ser finos e frágeis, então isso exige certo cuidado. A palavra de ordem desse tipo de cacho é hidratação! Para ele ficar sempre bonito, é preciso um cuidado extra com shampoos, condicionadores e máscaras que hidratem.

CABELO TIPO 4 – CRESPOS

::::: CABELO 4A: Os cachos são super estreitinhos, parecendo molinhas. É um cabelo que precisa muito da hidratação natural, então é recomendado que não se lave os fios todos os dias. Alguns especialistas recomendam o uso da técnica co-wash (lavar apenas com condicionador) para cuidar desse tipo de fio. Outra ideia é adotar a técnica de low poo!

+ + + leia: O que é Low Poo? Um pouco sobre o assunto e por onde começar

::::: CABELO 4B: O cabelo tem formato de zig-zag e são menos definidos que o 4B. O ideal é lavar com shampoos bem densos e cremosos, pra ajudar na hidratação. Para pentear, use um condicionador poderoso e um pente de dentes largos. O legal também é finalizar com um óleo natural que não contenha óleos minerais. Pode ser óleo de coco, jojoba e argan. E sabe aquela mania de passar a mão no cabelo sempre? Evite para que os fios não quebrem e cresça saudável.

::::: CABELO 4C: É um cabelo que varia entre o zig-zag do 4B e áreas sem nenhuma definição. É recomendado que se evite o máximo possível lavar esse tipo de cabelo, ou adotar técnicas como o low poo e o no poo. Após toda lavagem, é importante selar o cabelo com um óleo para que a hidratação do cabelo seja retida. Finalizar o cabelo com produtos super hidratantes também é super importante, além de manter uma rotina de hidratação potente a cada 3 dias!

+ + + leia também: Inspiração – cabelo curto crespo

tipo-de-cacho

Identificar o seu tipo de cabelo é super importante! É a partir desse conhecimento que a gente pode ser capaz de cuidar dos nossos fios da maneira certa, sem ter a sensação de que estamos fazendo alguma coisa errada (as vezes, sempre temos, mas é uma sensação passageira!). A ideia é não ter medo dos seus cachos! E quanto mais a gente conhece o próprio cabelo, mais esse medinho desaparece.

Nas imagens, eu selecionei imagens de pessoas que se aproximam mais ou menos de cada tipo de cabelo, mas pra ficar mais fácil, deixei um gráfico do amor pra tentar facilitar mais ainda na identificação do seu tipo de cabelo.

Liberta esses cachos, migas! ❤️👊

Compartilhe
Bruna Aureliano
É feminista e escreve porque resolveu rejeitar o silêncio. Com 23 invernos, gosta de intensidade em tudo que faz. Uma contradição ambulante, tadinha. Ama o vintage, mas se apaixonou pelo moderno. É do rock, mas dança Rihanna. Acredita em astrologia, energias positivas e encontra na música resposta para tudo que não entende.
AnteriorPróximo
Deixe seu comentário
  • acho muito legal essa divisão, porque ultimamente muita gente tem aceitado seus cabelos naturais e é super importante saber que não existe só um tipo de cacho – e principalmente que nem todo cabelo forma cacho. transição capilar é um processo que pra muitas pessoas é doloroso e complicado, então saber onde vamos chegar é importantíssimo (tipo, além de saber que nossos cabelos não são lisos, é massa não criar expectativas sobre um cabelo crespo/cacheado que nunca vamos ter).
    o meu é uma mistura de 3B com 3C :)

    • THIS, GIRL! É bem isso mesmo!
      Cachos são diferentes, tem formatos diferentes. ❤️

  • Seu texto falou tudo o que eu sempre vivi e pensei ♥
    Obrigada pelo comentário e VIVA OS CACHOS! hahaha

    Beijão!

Newsletter
Receba as coisas mais legais do Boneca de Platina por e-mail!
Fechar