Assine a newsletter do blog, prometo só te mandar coisas incríveis!

O que é Low Poo? Um pouco sobre o assunto e por onde começar

Vez ou outra, quando eu falo sobre o meu cabelo, cito o Low Poo e ouço várias perguntas sobre o assunto. Comecei a prática dessa técnica a mais ou menos a uns três anos e confesso que foi uma das melhores coisas que eu fiz até então. A gente desenvolve uma consciência maravilhosa a respeito do nosso cabelo e de como cuidamos dele. Resolvi então falar sobre ela aqui no blog, num resumão, pra tirar algumas dúvidas que sempre surgem na cabeça de vocês. Em geral, é sempre legal a gente ler bastante sobre o assunto antes de começar.

A gente começa se perguntando: O que é Low Poo? Essa técnica foi desenvolvida por uma especialista em cachos chamada  Lorraine Massey. Ela pensou no ressecamento natural do cabelo cacheado e em suas causas e colocou tudo isso em um livro chamado “O Manual da Garota Cacheada: O Método Curly Girl“.

curly-hair

Basicamente, do que se trata? Ela descobriu que substâncias como Petrolatos, Sulfatos e Silicones Insolúveis (esse último, no caso de No Poo) deveriam ser evitados pelas cacheadas porque, ao invés deles tratarem os fios, funcionam como um tipo de ‘maquiagem’. Entenda que, ao usar um produto com petrolato, ele vai formar uma camada que impede que qualquer componente adentre no fio por causa do acúmulo de resíduos, agindo só na superfície dos fios e impedindo a absorção de água. Claro, se a gente segue essa lógica e  o cabelo tá bem tratado e hidratado, isso pode ser um ponto legal porque vai ajudar a reter a hidratação. Mas com o passar do tempo, essa “camada” vai impedir que a hidratação se renove. Ou seja, cabelo danificado por dentro e lindo por fora. #fail

cabelo-cacheado-gif

:::::: E o Sulfato, a gente evita por quê?

Pura química, gente. Senta aí pra entender! Os sulfatos atuam na limpeza do cabelo e são detergentes extremamente agressivos. A questão é que eles precisam ser porque só assim é possível retirar aquela camada formada pelo petrolato que eu falei lá em cima. Mas claro, não é só essa camada que o cabelo perde. Junto com ela, vai todas as hidratações que você faz, assim como a oleosidade e a hidratação natural do teu cabelo. Ou seja, pra adotar a técnica é abolir os sulfatos, também é necessário retirar os petrolatos e silicones insolúveis também. Deu pra entender?

:::::: Se não limpa com Sulfato, limpa com o que?

Na técnica de Low Poo da Lorraine, ela substitui essa substância por uma chamada Cocamidopropyl Betaine (complicado, eu sei!), que consegue limpar os fios (inclusive silicones insolúveis) sem agredir e sem retirar o que não deve dos fios, diferentemente dos sulfatos. Essa substância não retira Petrolatos, como a parafina e os óleos minerais. Por isso, devem ser evitados!

o-que-e-low-poo

::::: Saquei, mas finalmente, o que é Low Poo?

Peço licença pra chamar de alimentação capilar saudável, migxs. haha Consiste, basicamente, em evitar a utilização de produtos com Sulfatos e Petrolatos em sua composição.

:::::: E como eu escolho meus produtos?

Essa é uma parte chata, mas quando você pegar prática, as coisas vão fluir. Todo produto tem no rótulo a composição das substâncias dele. Com um pouquinho de paciência e muita disposição (inclusive, pra evitar a opinião das vendedoras), você vai procurar produtos sem as substâncias que você quer evitar. Há, inclusive, uma listinha preparada pela comunidade de praticantes de Low Poo com os produtos “permitidos”. Clica aqui pra dar uma conferida.

Pra quem quer ler sobre o assunto, uma blogger que manja demais do assunto é a Mari Morena. Ela faz várias resenhas de produtos e selecionou tudo o que você precisa saber sobre as substâncias que devem ser evitadas na técnica de Low Poo. Confere:

Lista de Óleos Minerais (proibidos):

  • Petrolatum/petrolato
  • Mineral Oil/óleo mineral
  • Parafinum Liquid/parafina líquida
  • Vaselina, isoparafina e isododecane.

Lista de Sulfatos fortes Proibidos para Low Poo:

Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo).

Componentes liberados pra Low Poo:

Lista de Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate – mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

Substância “mágica” que limpa as silicones insolúveis sem agredir o cabelo: Cocoamidopropyl betaine. Também pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.

 :::::::

Lembrando que, se você quiser começar, é necessário que a última lavagem do seu cabelo tenha sido feita com um shampoo com Sulfato, pra que os últimos resíduos sejam retirados antes de começar a técnica.

Quem aí ainda tem dúvidas sobre o assunto? Também pratica Low Poo? Vamos trocar ideias sobre isso! ♥

Compartilhe
Bruna Aureliano
É feminista e escreve porque resolveu rejeitar o silêncio. Com 23 invernos, gosta de intensidade em tudo que faz. Uma contradição ambulante, tadinha. Ama o vintage, mas se apaixonou pelo moderno. É do rock, mas dança Rihanna. Acredita em astrologia, energias positivas e encontra na música resposta para tudo que não entende.
AnteriorPróximo
Deixe seu comentário
  • Sim! Conheço muitas moças lisas que também fazem ♥
    Fico feliz que tenha gostado!

Newsletter
Receba as coisas mais legais do Boneca de Platina por e-mail!
Fechar