Assine a newsletter do blog, prometo só te mandar coisas incríveis!

Por que precisamos dar voz às mulheres?

powerful-womenRecentemente, vocês perceberam que todas as indicações que tenho dado aqui no blog de ilustradoras, designers e cantoras, tenho sinalizado a importância da divulgação dessas mulheres. Resolvi então vir aqui explicar a importância disso e esclarecer algumas questões que estão rondando sobre o assunto.

Uma das maiores reivindicações do movimento feminista, a gente sabe, é pelo reconhecimento do trabalho da mulher, seja qual for a área em que ela trabalhe. Isso não é só na área das ciências, mas no meio artístico também. Há um grande problema dentro da sociedade onde as pessoas ainda acreditam que o homem é capaz de fazer um trabalho melhor do que o da mulher. Consequentemente, quando se trata do meio artístico ou esportivo, eles sempre terão mais visibilidade do que a gente.

Se você acha que é uma bobagem, dá uma olhadinha só nesse experimento social. (Eles chamaram de pegadinha, mas está longe de ser e é triste de ver)

Vou fazer um questionamento e espero que vocês sigam o meu raciocínio: Vocês têm alguma ideia da disparidade do valor dedicado ao esporte masculino e ao feminino? (Essa matéria aqui fala sobre isso) Quantas diretoras conseguiram ter visibilidade e serem premiadas em grandes festivais de cinema – comparando a porcentagem de homens? Quantas pintoras estão nos seus livros história? E as cientistas?

mulheres

Na música, graças as Deusas, já temos uma rica representatividade, mas é só o começo porque ainda nos deparamos com casos como o de Sonita, onde ela enfrenta os limites culturais do lugar onde nasceu.

A questão aqui, como muita gente confunde, não é criar um mundo dominado apenas por mulheres. Onde mulheres só consumem conteúdo produzido por mulheres. É dar a oportunidade pra outras manas crescerem também. É oferecer suporte a trabalhos incríveis que, por conta de uma cultura machista enraizada, não têm a oportunidade de serem vistos. Precisamos colocar as mulheres na história! Queremos que as mulheres possam ter a mesma visibilidade dada aos homens.

Tem muita mina espalhando amor por aí. Temos Frida KahloTarsila do Amaral Artemisia Gentileschi na pintura. Temos Clarice LispectorVirginia Woolf e Joanne Rowling na literatura, sendo Joanne a famosa autora da saga Harry Potter, que teve de abreviar seu nome porque acharam que o público, sabendo que o livro seria de autoria feminina, não os leriam. Temos fotógrafas, ilustradoras, designers, químicas, diretoras, tatuadoras…

Onde estão essas mulheres? Queremos ouvir seus nomes!

A ilustração que abre esse post foi feita pela Dani Melo, especialmente para o Boneca de Platina. Conheça mais um pouquinho do trabalho dela. Quer ser ilustrar os posts do blog também? Entra em contato com a gente!

Compartilhe
Bruna Aureliano
É feminista e escreve porque resolveu rejeitar o silêncio. Com 23 invernos, gosta de intensidade em tudo que faz. Uma contradição ambulante, tadinha. Ama o vintage, mas se apaixonou pelo moderno. É do rock, mas dança Rihanna. Acredita em astrologia, energias positivas e encontra na música resposta para tudo que não entende.
AnteriorPróximo
Deixe seu comentário
  • As mulheres precisam de visibilidade! Pessoas como você precisam ser vistas e valorizadas! ♥

    • Heloísa

      Digo o mesmo sobre ti Bruna, seu blog trás muito conteúdo bacana, gosto muito. Tenho, só que mais simples… conto minha rotina no jiu-jitsu.

  • contra dados não há argumentos, não é mesmo meninas??? hahaha
    dou risada, mas a realidade é cruel mesmo. a gente enfrenta mil obstáculos, porque além de fazer, a gente se vê obrigada a PROVAR que sabe fazer. desconstruir isso é um processo diário e se a gente não se apoia, o negócio fica mais difícil.

    (achei mt legal que você encomendou a ilustração de uma mina especialmente pro blog! hashtag bora incentivar as produções das mina!!)

    • Contra dados não há argumentos meeeeesmo!
      E a pior parte é ter de provar para o mundo que a gente sabe fazer (e ainda se deparar com alguns mansplaining aqui e ali!)

      Mas juntas somos mais fortes, é o que eu sempre digo!

Newsletter
Receba as coisas mais legais do Boneca de Platina por e-mail!
Fechar